
O ano de 2011 promete ser especial para as pessoas que estão a procura de emprego. Isso, porque o IBGE acaba de divulgar que o ano de 2010 fechou com o menor nível de desemprego dos últimos oito anos 6,7% na média brasileira, sendo que em algumas capitais esse índice é ainda menor, chegando a 5,3% em Porto Alegre, por exemplo. Isso significa que o Brasil vive um momento de “Pleno Emprego”, ou seja, as pessoas capacitadas tem imensas chances de serem contratadas com grande facilidade.
E como se capacitar? Hoje, existe um vultoso crescimento do ramo da construção civil (imobiliária e infra-estrutura), dessa forma há grande demanda por engenheiros e profissionais com cursos técnicos na área de construção e segurança do trabalho). Portanto, os cursos técnicos são uma alternativa importante para quem não quer ou não está preparado para fazer faculdade, pois tem menor carga horária, durando em média 2 anos. Outras formas de capacitação são o curso de informática e de língua estrangeira, que contam como excelentes diferenciais num mundo tecnológico e globalizado.
Contudo, a demanda por profissionais não está restrita apenas ao setor privado. O setor público também está muito aquecido e esse ano existe a previsão da realização de concursos públicos para preencher mais de 130.000 vagas. Portanto, quem está em busca de estabilidade deve começar a se preparar. O maior número de vagas será para as áreas judiciária e administrativa, assim, os estudantes de direito e administração devem começar a se preparar para a ruidosa batalha pelo funcionalismo público. Os concursos mais esperados são pro INSS que deve oferecer mais de 1000 vagas e para os bancos estatais (Banco do Brasil, Banco Central e BNDES). Ao longo desse ano, acompanharemos e comentaremos sobre os principais concursos públicos!
0 Assuntaram:
Postar um comentário